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Comanda para restaurante: Como funciona e 4 tipos

A comanda para restaurante é um dos principais instrumentos de trabalho desse tipo de estabelecimento, pois organiza os pedidos e garante o diálogo entre os profissionais da cozinha e do salão.

Entretanto, quem trabalha em restaurantes há mais tempo sabe que, especialmente no caso das comandas de papel, podem acontecer diversos problemas.

Seja por conta da pressa ou pela quantidade de pedidos, as comandas de papel podem ser preenchidas de maneira errada, com informações desencontradas e até mesmo com erros de caligrafia que impossibilitam o entendimento do pedido pelos profissionais da cozinha.

Graças à tecnologia, hoje, é possível contornar a maioria desses problemas com a comanda eletrônica, que agiliza e otimiza a operação do restaurante.

No texto a seguir, vamos mostrar como funcionam as comandas para restaurante, os principais tipos e as vantagens de utilizar a comanda eletrônica. Boa leitura!


Como funciona a comanda para restaurante?


A comanda para restaurante é um instrumento que ajuda a organizar os pedidos dentro dos estabelecimentos, facilitando a sua organização na ordem de preparo dos itens.

Trata-se de uma ferramenta necessária desde o momento em que o cliente é atendido pela primeira vez até o momento em que vai realizar o pagamento no caixa.

Utilizar a comanda é a melhor maneira de evitar problemas, erros e atrasos durante a produção dos pedidos nas cozinhas.

Além disso, a equipe da cozinha precisa receber com precisão qual é o pedido do cliente no restaurante antes de começar a cozinhar.

É muito importante que você treine os seus garçons e equipe de atendimento para preencher as comandas da melhor forma possível, de modo que a equipe da cozinha possa estar ciente de todos os detalhes do pedido de alguém.

Por exemplo, vamos imaginar que um cliente pediu uma carne mal passada. Se o garçom não escrever isso na comanda, a cozinha vai entregar a carne no ponto da casa, que pode não estar a gosto do cliente, resultando em mais um pedido voltando.

Nesse exemplo, além de gerar desperdício de insumos, ainda haverá um ponto negativo na experiência do cliente, que agora pode pensar duas vezes antes de voltar ao estabelecimento.

Portanto, treine muito bem os seus garçons para que preencham as comandas da melhor maneira possível a fim de evitar erros na cozinha.

Outro detalhe fundamental é prestar atenção no modelo de comanda que seu restaurante vai utilizar. Essa é uma decisão que pode afetar diretamente o seu negócio.

Por isso, pesquise os principais tipos e como cada um deles influencia no dia a dia da sua cozinha e no atendimento ao cliente antes de fazer uma escolha.


Quais são os tipos de comanda para restaurante?


Os empresários e gestores da área de food service podem optar por diferentes modelos de comanda. Para saber qual o ideal para o seu negócio, confira os prós e contras de cada opção abaixo:


1. Comanda de papel

A comanda de papel é a opção mais conhecida por empreendedores e consumidores. Trata-se de um modelo impresso de comanda no qual o atendente anota os pedidos dos clientes e depois encaminha a ordem de serviço para a cozinha começar a preparar.

Um ponto positivo nesse tipo de comanda é que o custo de investimento é baixo e também é possível usar modelos personalizados de acordo com as necessidades do estabelecimento.

Contudo, por ser um processo manual, está mais suscetível a erros, falta de informação sobre os pedidos, anotações ilegíveis e rasuradas.

Em momentos de baixo movimento pode até parecer uma opção adequada, mas com um grande fluxo de consumidores, a tendência é que a comanda de papel acabe atrapalhando a cozinha na organização dos pratos e bebidas.


2. Comanda via QR Code

O uso de comandas QR Code cresceu bastante nos últimos anos, principalmente no cenário de pandemia do Covid-19.

Essa alternativa é bastante interessante, por ser uma opção de acesso simples a comanda digital. Diferente da opção imprensa, nesse caso o próprio cliente consegue acessar as opções do menu para fazer o pedido.

Um ponto que pode ser negativo no uso exclusivo desse tipo de comanda é que o cliente precisa ter um celular que faça a leitura do código.

Por isso, o mais indicado é que exista também outra opção para os clientes que não desejam fazer dessa forma o pedido.


3. Comanda digital

A comanda digital consiste normalmente no uso de um aplicativo ou software para restaurantes. A grande vantagem desse modelo é que ele automatiza o serviço de anotação de pedidos e diminui erros de operação.

Outra grande vantagem é que se trata de um meio de comunicação direto entre o pedido do cliente e a cozinha do restaurante.


4. Comanda eletrônica

Podemos dizer que a comanda eletrônica é a versão atualizada do que seria a comanda em papel, mas com diversas outras vantagens que o impresso não tem.

No formato eletrônico, o garçom não precisa anotar manualmente todos os pedidos, já que é possível fazer o pedido por tablets e smartphones.

Além de ajudar o trabalho do atendente, também é melhor para o cliente, já que a chance de anotação de pedidos com erros é reduzida.

A anotação do pedido também fica muito mais rápida e precisa, evitando fraudes e problemas na hora do cliente fechar a conta.

Tanto restaurantes pequenos como grandes redes são beneficiados pelo modelo de comanda eletrônica.

Dependendo do sistema usado para a comanda eletrônica, ainda é possível contar com funcionalidades extras, como cadastro de clientes, histórico de pedidos, controle do status de comandas abertas e fechadas, relatórios de venda e envio do pedido direto para a cozinha.


Qual a melhor comanda para restaurante?

A melhor opção de comanda para os restaurantes, com certeza, é a comanda eletrônica, pois ela apresenta muitas vantagens em relação às demais. A principal delas é que ela integra toda a gestão entre o atendimento e a cozinha. Em outras palavras, a comunicação entre o salão e os cozinheiros fica muito mais fácil e eficiente. Isso representa uma grande vantagem para toda a operação, pois o estabelecimento consegue acompanhar o status de todos os pedidos e, assim, conversar com clientes para fazer a manutenção das suas expectativas em relação à chegada dos pratos na mesa. Outra vantagem é que elas oferecem mais agilidade no atendimento, sendo muito úteis para horários de movimento intenso, que exigem uma excelente organização e sintonia entre todas as partes do restaurante. Os garçons vão conseguir anotar os pedidos e enviá-los para a cozinha mais rapidamente, agilizando todo o processo de coleta de pedidos e ordens de serviço. Além disso, por ser uma tecnologia digital, elas conseguem diminuir o número de erros causados, por exemplo, por problemas com a caligrafia dos garçons. Quem trabalha em restaurantes sabe que, muitas vezes, na pressa, os garçons podem anotar os serviços com uma caligrafia difícil de ler, o que aumenta as chances de confusão dentro das cozinhas. Com a comanda eletrônica, seu restaurante pode se ver livre desse tipo de problema, já que todos os pedidos são anotados digitalmente, facilitando a compreensão e o diálogo entre as partes do restaurante. Por que contar com um sistema de comanda para restaurante? Confira agora os principais motivos para contratar um sistema de comanda para o seu restaurante: Maior eficiência e agilidade nos processos Como vimos, as comandas eletrônicas conseguem proporcionar melhor eficiência e mais agilidade aos processos de captação de pedidos, acompanhamento do preparo e até mesmo na hora de pagar. Trata-se de uma forma de evitar problemas como um tempo de espera muito longo para os clientes, que veem outros pedidos feitos depois saindo antes. Com as comandas eletrônicas, seu time do salão consegue acompanhar o status de cada pedido e, assim, fazer a manutenção da ansiedade dos clientes a respeito do seu pedido, informando sobre quanto tempo ainda vai demorar e o porquê disso. Indo além, as comandas eletrônicas estabelecem uma ordem lógica de preparo para priorizar todos os clientes por meio de um registro mais seguro do que realmente foi solicitado, de forma a evitar erros ou o desencontro de informações na hora de fechar a compra. Na hora do pagamento, tudo o que foi consumido estará listado na comanda do cliente, que pode confirmar com facilidade todos os itens. Melhora no atendimento ao cliente Quem trabalha com restaurantes sabe que existem horários de pico com movimento intenso. Esses momentos exigem uma excelente organização e sintonia entre toda a equipe para evitar problemas, como atrasos, e para manter a qualidade dos pratos e do atendimento. Pensando nisso, considere o quão mais rápido e ágil é fazer as anotações em um sistema integrado que encaminha os pedidos diretamente até a cozinha. Por mais eficiente, rápido e dedicado que um garçom seja na hora de tomar nota dos pedidos, o tempo para anotá-los manualmente é muito maior, sem falar no risco de rasuras ou de as palavras estarem escritas em uma caligrafia que se torna crítica para as pessoas na cozinha. Os processos manuais exigem que o garçom divida seu tempo entre as mesas e a cozinha para informar sobre as ordens de pedido, fazendo com que o profissional não consiga se concentrar efetivamente no atendimento, o que aumenta as chances de erros. Além disso, a comanda eletrônica oferece um ganho de tempo e eficiência muito maior, pois possibilita que os garçons se concentrem no atendimento e diminui as chances de erros por conta de rasuras e confusões sobre o pedido. Redução de erros e maior segurança As comandas de papel apresentam muitos erros, pois, seja pela pressa ou pela alta de demanda, os garçons podem acabar anotando os pedidos com erros de caligrafia e até mesmo se confundir no que diz respeito à quantidade de itens ou observações, como o ponto da carne. Isso é algo natural e que vai acontecer em qualquer estabelecimento que use comandas de papel, mas que acaba gerando uma grande frustração nos clientes do restaurante. Para evitar esse tipo de problema, a comanda eletrônica permite que o garçom selecione os itens e observações de maneira muito mais segura e eficiente. Além de evitar a insatisfação dos clientes, a versão eletrônica das comandas acaba gerando menos desperdício de tempo e de matéria-prima. Fora isso, também é muito mais fácil cancelar um pedido ou fazer alterações, pois as comandas eletrônicas são mais fáceis de serem utilizadas e as informações adicionais, como um ingrediente a ser retirado ou acrescentado, chegam mais facilmente à cozinha. Gestão otimizada dos pedidos, frente de caixa e pagamentos As comandas eletrônicas permitem uma gestão otimizada dos pedidos, proporcionando uma verdadeira integração entre cozinha, salão e gestão de estoque. Com a comanda eletrônica, todos os setores da empresa podem ficar a par do que está acontecendo em cada área em tempo real. E esse tipo de integração é ainda fundamental quando estamos falando em estabelecimentos que operam com sistemas de take away e delivery. Possibilidade de personalização Na comanda de papel, sempre que o restaurante precisa atualizar uma informação ou acrescentar um novo campo de preenchimento, é necessário fazer uma reimpressão, gerando custos desnecessários. Na comanda eletrônica, isso não acontece, pois o sistema permite a personalização imediata de dados. Integração a outros sistemas A comanda eletrônica também apresenta como vantagem a possibilidade de integração com sistemas de gestão. Assim, é possível ter uma visão mais geral do fluxo de caixa do restaurante, controle de estoque, armazenamento e outros dados fundamentais para o sucesso do empreendimento. Acesso a relatórios sobre a operação Por fim, as comandas eletrônicas não somente melhoram a eficiência da operação por serem digitais, mas também registram os dados sobre cada cliente na sua plataforma. Dessa forma, no fim do mês, é possível ter acesso a dados importantes sobre o negócio, como o prato mais pedido, o tempo médio de entrega, a bebida mais popular, entre outros. Assim, você terá mais controle sobre o seu negócio e poderá tomar decisões importantes com base na realidade material da sua empresa, ou seja, em dados coletados diretamente da operação. Conheça as soluções da Eleve para o seu restaurante O Eleve Vendas é a solução completa para empresas que precisam otimizar os processos internos para aumentar a performance em vendas. Além de ser uma ferramenta que ajuda no controle das obrigações fiscais, com o Eleve Vendas você também tem acesso a comanda online para agilizar controle de mesas, organizar os pedidos, fazer a gestão de fluxo de produção da cozinha e ajudar com a frente de caixa e formas de pagamentos.

Conclusão Escolher o melhor modelo de comanda para restaurante faz toda a diferença para a experiência do cliente, mas também para otimizar a gestão de processos do seu estabelecimento. Com a comanda eletrônica, por exemplo, é possível promover uma integração entre o salão e a cozinha, agilizando o início do preparo dos pedidos. Outra vantagem é poder integrar as informações da comanda com o controle de estoque, para facilitar o controle de novas compras de insumos e a armazenagem adequada.



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