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Ideias de lojas pequenas: 9 opções e como ter sucesso

Procurar por ideias de lojas pequenas pode ser o passo perfeito para alcançar o sucesso no varejo quando você decide empreender, mas não tem tanto capital social para começar.

Com esse investimento inicial relativamente baixo e numerosos benefícios potenciais de lucro, não é de se admirar que as empresas do nicho estejam ganhando cada vez mais mercado.

Abaixo, apresentamos 9 ideias promissoras para pequenas lojas para que você possa encontrar algo que se encaixe perfeitamente na personalidade do seu negócio.

Continue lendo e veja como criar uma loja pequena de sucesso!


9 ideias de lojas pequenas para investir

Alimentação saudável, beleza, artesanato, mercado pet, vestuário e vários outros nichos se destacam entre as possibilidades de empreendimento para quem quer abrir uma loja pequena.

Confira as nossas dicas a seguir:

  1. Loja de roupas e calçados;

  2. Loja de maquiagem e cosméticos;

  3. Loja de variedades;

  4. Loja de bijuterias;

  5. Produtos para pet;

  6. Produtos saudáveis;

  7. Artigos infantis e brinquedos

  8. Materiais de construção;

  9. Artesanato.

1. Loja de roupas e calçados

Abrir uma pequena loja de roupas e calçados é uma das primeiras dicas da lista. Quem decide entrar no setor pode ter um bom retorno, mas para isso é importante garantir a localização certa e mercadorias que atraiam o público-alvo.

Por ser uma loja de produtos, você deverá estudar sobre como montar uma vitrine que chame bastante atenção.

Além disso, será necessário pensar na tabela de preços, desenvolvimento da marca, design da loja e como será o atendimento ao cliente.

No início, quando o orçamento da empresa for mais reduzido para contratar uma equipe maior, a dica para fortalecer o plano de negócios é a contratação de consultores em diferentes áreas, como contabilidade, gerenciamento de estoque, marketing ou um consultor jurídico.

Inclusive, a dica de terceirizar serviços como gestão tributária e contábil serve para as demais ideias que veremos a seguir.


2. Loja de maquiagem e cosméticos

Escolher vender na sua loja produtos de beleza, como maquiagem e cosméticos, exige, além do esforço para a gestão de um negócio, um olhar apurado para as tendências de mercado, a fim de oferecer aos clientes o que há de mais inovador no segmento.

Também é importante ter uma preocupação para conseguir oferecer produtos de qualidade que atendam a diferentes públicos.

Por exemplo, se você deseja ter uma categoria de produtos para o cabelo, procure fornecedores que tenham variedade para atender a todos os tipos de fios e necessidades de tratamento.

Para conseguir fidelizar a clientela, um diferencial pode ser criar um programa de fidelidade com recompensas, já que se trata de um nicho com bastante competitividade.


3. Loja de variedades

Em uma proposta diferente das opções acima, que trabalham com categorias específicas de produtos, temos como ideia de loja pequena as famosas lojas de variedade, em que o cliente encontra um pouco de tudo.

Existem vários desafios para gerir esse tipo de comércio, mas certamente eles podem ser uma boa aposta para quem deseja empreender sem focar em um público-alvo tão restrito.

Em resumo, as principais dicas são ter foco no planejamento financeiro, contratar bons fornecedores, escolher um ponto comercial, estudar os concorrentes, definir a tabela de produtos e preços e estar atento à burocracia.


4. Loja de bijuterias

Outra possibilidade de loja pequena são os empreendimentos que vendem bijuterias. Por conta do nicho do produto, o empresário pode começar com um ponto de venda pequeno e, com o crescimento da empresa, ir expandindo em franquias.

O mesmo valeria para outras lojas que também não exigem um grande depósito, como óticas, por exemplo.

Em ambos os casos, é importante avaliar bem o endereço comercial, decorar a fachada e vitrine de forma atrativa, além de investir na divulgação da loja, especialmente com o marketing digital.


5. Produtos para pet

Nos últimos anos, o mercado pet está em franca ascensão. Só para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil, o mercado pet faturou cerca de R$51,7 bilhões em 2021.

Dentro desse número, os pet shops pequenos e médios representam cerca de 48% de toda essa movimentação.

Os pet shops são pequenos negócios que dão lucro, pois possibilitam a rentabilização em produtos variados para animais (ração, remédios, petiscos etc.), serviços e cuidados para os bichinhos (banho e tosa, creche etc.), atendimento especializado (atendimento veterinário) e outros.

Por outro lado, é preciso notar que as lojas pet podem depender de investimentos financeiros maiores, com gastos com fornecedores, contratação de funcionários, aluguel do espaço, água e luz, entre outros.

Ainda assim, como se trata de um mercado em franca expansão, as lojas de produtos pet são uma ótima maneira de ganhar dinheiro enquanto um pequeno negócio.


6. Produtos saudáveis

Entrar para o segmento de food service é uma das ideias de lojas pequenas mais desafiadoras, mas que também pode ter um bom retorno.

Se você sempre sonhou em ter uma empresa nesse setor, um primeiro passo pode ser escolher trabalhar com um nicho específico, como o ramo de produtos saudáveis.

Inclusive, se a ideia for trabalhar 100% com foco no delivery, os custos com o ponto de venda serão ainda menores nesse primeiro momento, já que nesse modelo os empreendedores podem operar com cozinhas fantasmas (ghost kitchens) ou com o formato “take away”, em que o cliente só faz a retirada do pedido no local.


7. Artigos infantis e brinquedos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) de 2021, o mercado da moda infantil cresce, em média, 6% ao ano no Brasil.

Além disso, a moda infantil representa cerca de 16% do setor têxtil, sendo que as micro e pequenas empresas representam 90% do setor vestuário.

O mercado movimenta cerca de R$16 bilhões por ano no país, ou seja, existe uma série de possibilidades que a sua empresa pode aproveitar para ganhar dinheiro.

Além de vestuário infantil, também é possível trabalhar com a venda de produtos como brinquedos e acessórios.

Para tornar o negócio lucrativo, lembre-se de encontrar bons fornecedores e fazer uma precificação atraente.


8. Materiais de construção

As ideias de lojas pequenas também incluem os comércios de materiais de construção, um setor que gera diversas oportunidades.

Nesse tipo de empreendimento, a principal dica é dar atenção extra a dois fatores principais: armazenamento e bons fornecedores.

Se você deseja oferecer tudo que o público-alvo precisa para uma reforma, vale a pena, por exemplo, investir em mostruários.

Assim, quando o cliente estiver escolhendo um tipo de revestimento para cozinha ou opções de torneiras, ele poderá ver como fica a sua escolha em uma simulação de ambiente.

Certamente, essa é a opção que demanda mais investimento para o local, por isso, pode ser uma ideia realizada quando sua empresa estiver com um lucro maior para expandir.

Mas considerando lojas de construção com foco na matéria-prima, como areia, cimento, tijolos, blocos e outros itens, o ponto de venda não precisa ser tão grande.

Nesse caso, o empreendedor terá que ter mais cuidado com o armazenamento do estoque, já que esses itens são volumosos e muitos exigem cuidados extras com umidade e temperatura.

No caso dos fornecedores, escolher boas parcerias de negócio fará toda a diferença para entregar qualidade aos clientes.

Além disso, também é importante buscar fornecedores que tenham credibilidade e cumpram bem os prazos.

Quanto melhor for o relacionamento com os fornecedores, melhor será para conseguir condições especiais de pagamentos e descontos.


9. Artesanato

Da mesma forma que o mercado de alimentação apresenta diversas possibilidades interessantes, o de artesanato também é bastante amplo e o lucro depende do diferencial da sua marca.

As opções de materiais de trabalho são muitas: tecido, plástico, madeira e diversos outros que permitem a personalização, como no caso de cadernos e bordados.

O melhor de tudo é que você pode aprender como fazer itens de artesanato facilmente na internet e que, em muitos casos, os materiais utilizados são reaproveitados, o que diminui os custos de produção.


Ideias de decoração para loja pequena


Para tornar sua loja ainda mais atraente e aconchegante para os clientes, confira as dicas de decoração a seguir:

  • Destaque a sua marca decorando a fachada com o nome, logotipo e slogan em destaque;

  • Faça um bom uso das cores na fachada e na decoração do interior da loja;

  • Tenha cuidado com o excesso de informações na decoração;

  • Use manequim para expor roupas e acessórios;

  • Faça um mostruário dos produtos;

  • Capriche na decoração da vitrine;

  • Use a iluminação adequada para dar ainda mais charme na decoração;

  • Invista em revestimentos, pintura ou papéis de parede para melhorar a decoração do ambiente;

  • Use quadros e prateleiras;

  • Considere o uso de ilhas de exposição dos produtos no centro da loja;

  • Aposte em espelhos grandes por toda a loja, especialmente em lojas de vestuário e acessórios.


Dicas para ter sucesso com uma loja pequena


Existem inúmeras ideias de lojas pequenas para quem deseja ter um comércio começando com um investimento menor. Mas embora o empreendimento seja pequeno, isso não significa que os desafios são menores.

Por isso, confira nossas dicas para ter sucesso na jornada:


Crie um plano de negócios

O primeiro passo para criar um negócio de sucesso é o plano de negócios. Trata-se de um documento que centraliza todas as informações importantes para o negócio.

Nele, estão presentes dados como o capital disponível para ser investido e como ele será investido, ou seja, quanto será gasto com pessoal, fornecedores, máquinas, entre outros.

Além disso, o plano de negócios deve detalhar mais informações, como a estrutura do negócio, os preços cobrados, projeções de gastos e lucros, planejamento de marketing, pesquisas de mercado, análise econômico-financeira, planos operacionais etc.

Dessa forma, você terá um documento que registra todas as expectativas do negócio e poderá sempre voltar para quando precisar fazer uma análise de desempenho.


Estude o mercado e a concorrência

Para criar uma loja pequena de sucesso, é necessário estudar o mercado em que você vai se inserir para que possa fazer projeções realistas.

Isto é, você precisa levantar os dados sobre como funciona o local em que você vai abrir a sua loja, qual o tamanho do mercado na região, a média de clientes, entre outros aspectos.

Para isso, é muito importante que você colete informações sobre os seus futuros concorrentes, pois isso vai fornecer uma perspectiva realista do mercado.

Ou seja, ao coletar dados da materialidade, você vai conseguir fazer previsões mais assertivas e, assim, saber exatamente quanto investir em cada setor da empresa.

Sem esses números, pode acontecer de você prever que irá precisar gastar muito em uma área, como os fornecedores, por exemplo, e descobrir, na prática, que essa não foi a melhor escolha.


Planeje as finanças

Outro ponto muito importante para a criação de um pequeno negócio de sucesso é o planejamento financeiro, ou seja, saber exatamente quanto vai gastar (e como) para manter a operação.

Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar o seu planejamento financeiro:

  • Separe finanças pessoais e empresariais: um erro muito comum de quem está começando é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso pode causar confusão nos registros e ocasionar o descontrole financeiro;

  • Registre todas as despesas e receitas: é fundamental que você sempre registre todas as entradas e saídas. Portanto, lembre-se do controle do fluxo de caixa, pois isso ajuda a ter maior controle financeiro sobre a operação, encontrar gargalos e corrigi-los;

  • Prepare-se para imprevistos: você e a sua empresa precisam estar preparados para eventuais imprevistos com dinheiro em caixa para que eles não afetem diretamente o seu negócio. Portanto, planeje-se para eventuais baixas nas vendas, devoluções de produtos e extravios de mercadorias.

Coloque o cliente no centro

Uma outra dica é construir um bom relacionamento com os clientes, investindo em treinamento para os funcionários e tecnologias que facilitam o atendimento e comunicação com o público-alvo.

Além de pensar na experiência do consumidor na sua loja, elabore estratégias para trabalhar o pós-venda e fidelizar a clientela.


Construa uma estratégia de marketing digital

Não deixe para começar a pensar em uma estratégia de marketing digital apenas quando sua marca estiver grande.

Mesmo com uma loja pequena, você deve fortalecer a imagem da sua marca no online, estando onde os seus clientes estão.

Portanto, estude as possibilidades de ter uma loja virtual, invista na estrutura do site da marca, esteja presente nas redes sociais e produza conteúdos que geram valor para seus clientes e aumentam o alcance da sua loja.


Atente-se ao mix de produtos

Mesmo com uma estrutura física menor, é fundamental se atentar a variedade de produtos disponíveis na sua loja. Nesse caso, além de estudar bem o mercado, considere a opinião dos clientes.

Se algum consumidor chegou até sua loja buscando um item que você não tem, avalie comprar na próxima vez que contatar os fornecedores para obter novos itens para seu estoque.


Garanta que o espaço seja confortável

Lojas pequenas normalmente são voltadas para receber poucos clientes por vez, mas isso não precisa ser assim. O ideal, na verdade, é que você crie um espaço confortável no qual cada pessoa que entrar na loja se sinta aconchegada e bem atendida.

Sendo assim, busque por uma localização conveniente, de fácil acesso e que seja, de preferência, em um local bem movimentado na cidade ou no bairro.

Dessa forma, você terá melhores condições de satisfazer as necessidades do cliente, além de trabalhar em um local mais adequado para atingir mais pessoas.

Cerca de 25 metros quadrados pode ser o suficiente para montar uma pequena loja. Mas lembre-se: tudo é variável e depende dos seus objetivos com o seu negócio.


Expanda com o tempo

Pode até ser que o seu objetivo, hoje, seja o de montar uma loja pequena. Mas, com o tempo e com o crescimento do negócio, pode ser necessário expandir.

A verdade é que, se você deseja ter sucesso na sua área, é preciso focar na qualidade dos produtos, na satisfação dos clientes e na sua manutenção.

Esse caminho parece pequeno e fácil. Mas, na prática, é muito mais difícil e é preciso bastante disciplina e força de vontade para atingir esses objetivos.

Isso significa dizer aquele velho ditado de “não colocar a carroça na frente dos bois”, ou seja, primeiro garanta que o seu negócio vai fazer sucesso, depois pense em expansão.

Não adianta dar esse passo agora que você acabou de abrir a sua loja, se você ainda nem provou que ela é lucrativa de fato.

Então empenhe seus esforços em fazer o negócio pequeno funcionar agora e só expanda com o tempo.


Tenha a tecnologia como aliada

Se você está procurando abrir uma loja pequena por conta do orçamento reduzido, provavelmente não terá capital suficiente para contratar uma grande equipe.

Por isso, além de precisar expandir seus conhecimentos para outras áreas, como marketing, contabilidade e vendas, você terá de contar com a tecnologia para facilitar o dia a dia.

Atualmente, existem diversas soluções completas de gestão que agilizam aspectos como atendimento, controle de estoque, notas fiscais e métodos de pagamento, por exemplo, o que faz toda a diferença para qualquer lojista, independente do porte da empresa.


Que tipo de loja devo abrir?


Escolher o negócio certo para investir depende muito dos objetivos de cada empreendedor e de qual nicho de mercado ele mais se identifica ou tem interesse.

Se você ainda não tem nenhuma ideia de qual tipo de loja abrir, um bom ponto de partida é pesquisar negócios que fazem algo que você já conhece ou já trabalhou e selecionar entre os disponíveis.

Outra dica para escolher o tipo certo de loja para ter um bom retorno é procurar oportunidades com forte potencial de crescimento. Para isso, você pode começar pesquisando por negócios em alta e identificar qual modelo se encaixa melhor no que você está buscando.

Aqui, vale ressaltar que é importante não ir apenas pelo que está na moda. É importante que o empreendedor tenha afinidade com o nicho de mercado para que a empresa tenha mais chances de crescer.

Outra dica que pode ajudar é pensar no retorno a longo prazo e não focar apenas nos ganhos a curto prazo ou imediatos.


Quais tipos de loja abrir em cidade pequena?


Para acertar na hora de empreender em cidades pequenas, comece avaliando que tipo de negócio irá atender às necessidades das pessoas que vivem nas proximidades.

Por exemplo, um café ou bar poderia ser uma boa aposta na cidade, pois seria mais uma opção de lugar confortável para passar tempo com amigos ou relaxar.

Vários outros setores também são interessantes para o comércio local, como uma loja de alimentos saudáveis, pet shop, loja de roupas e outros exemplos que vimos.

O diferencial para ter sucesso em uma loja pequena é analisar o mercado e entender como é possível trazer um diferencial.

Se a cidade pequena em questão tem várias cafeterias e você sonha em abrir mais uma, pense de que forma você vai se destacar entre a concorrência que já tem um público conquistado.


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Você não precisa mais desperdiçar horas do seu trabalho na gestão da sua loja para lidar com a burocracia por trás do sucesso nas vendas, como a gestão tributária e fiscal, controle de fluxo de caixa e outras etapas que são fundamentais e podem ser automatizadas com o uso da tecnologia.

Com essa solução, você consegue ter um controle financeiro correto para saber quanto gastou, quando vendeu e quando é possível criar promoções e campanhas para atrair mais consumidores.

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Conclusão

Se você quer abrir uma empresa, mas não tem muito dinheiro, ainda há muitas opções disponíveis de ideias para lojas pequenas que você pode ter sucesso.

Citamos nove opções principais, mas além da possibilidade de criar uma loja, você pode começar a empreender com lojas virtuais e até mesmo com os vários tipos de prestação de serviços.

Para saber mais sobre ideias de pequenos negócios e dicas de gestão, não deixe de conferir outros conteúdos do blog. Estamos sempre publicando conteúdos com conselhos sobre como fazer sua pequena empresa prosperar.



*Conteúdo Blog TOTVS.

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